Professor da UFPE visita treinamento da Olimpíada Pernambucana de Informática

Fernando Castor, formado na área, incentiva os jovens programadores: “Com dez anos eu comecei a me envolver com programação”

20 de julho de 2017
• Escrito por

Hoje, quinta-feira, 20 de julho de 2017, o Microsoft Innovation Center ETEPAM recebeu a visita do professor da UFPE, Fernando Castor, que praticou uma aula bastante dinâmica e interativa com os estudantes da OPEI, onde eles puderam participar abertamente de um brainstorming para solucionar e desenvolver alguns programas. A aula foi introduzida por um resumo de Iteração e Laços, eles inicialmente desenvolveram um game onde um número desapareceria e os jogadores venceriam acertar o palpite, após isso, ainda puderam assistir a uma explicação de fatorial. O professor também, organizou atividades para que os estudantes pudessem desenvolver um programa que calcula as somas dos dígitos que são dados.

Nós tivemos a oportunidade de conversar com o docente, quando questionado em relação a sua formação. Fernando Castor disse que cursou Ciência da Computação, e declarou que trabalha na área desde 1997. E ainda ressaltou sobre o treinamento, “Eu achei o treinamento OPEI massa! Topei na hora, é um ótimo incentivo a área”. Ele contou que a sua maior experiência já adquirida no seu trabalho no Centro de Pesquisa da Microsoft, em Redmond. O professor da UFPE ainda relembrou o principal objetivo do seu ramo, citando “Trabalho um meio de viver, se divertir sempre mais, eu amo o que eu faço”. Ele ainda relembrou uma parte da sua infância, quando indagado como surgiu a sua paixão pela área da atuação, “O meu pai comprou o computador quando eu tinha apenas sete anos e me incentivou. Com dez anos eu comecei a me envolver com programação”.

Nós, do Centro de Inovação da Microsoft, admiramos completamente a presença do professor, e agradecemos a sua disponibilidade e a oportunidade de compartilhar os seus conhecimentos com os estudantes da OPEI, que adoraram a sua participação e julgaram a aula como algo que acrescentou bastante nos seus conhecimentos para com a área.