Startups

Hoje, o subtema abordado é uma das principais ferramentas de trabalho do Centro de Inovação, as Startups, um ramo da tecnologia pouco conhecido e que surgiu recentemente com um papel significativo na economia do país, sendo assim uma grande oportunidade de se empreender e tirar as ideias inovadoras do papel. O MIC ETEPAM tem um trabalho muito significativo quanto à aceleração desses projetos que visam abordar novos negócios.

Mas o que exatamente são as Startups?

É um tipo peculiar de empreendimento, muitos arriscam dizer que são pequenas empresas que foram iniciadas a pouco tempo, mas existem alguns aspectos que as caracterizam melhor. As Startups nada mais são do que um modelo de negócios repetível e escalável e que não há confirmação concreta de que a ideia irá realmente dar certo, ou seja, é repetível pois consegue entregar o seu produto em uma escala potencialmente ilimitada e se torna escalável pois há a possibilidade de ter um crescimento significativo sem que isso afete o modelo de negócios, o lucro é cada vez maior sem necessidade de grandes investimentos.

Um bom exemplo de uma Startup que teve início no MIC ETEPAM e deu certo, é o Plano A, formada por estudantes do ensino médio e universitário, tem como objetivo estabelecer o contato entre pessoas que ainda não sabem qual carreira seguir e os profissionais de diversas áreas, são estabelecidos eventos para um bate-papo entre esses dois públicos com o objetivo de sana as dúvidas dos estudantes.

Como as Startups são formadas?

Tudo tem início a partir da ideação do produto ou serviço, envolvendo muita criatividade para que seja algo novo no mercado e que geralmente apresente a solução para uma problemática da sociedade e, principalmente, gere um retorno financeiro significativo a partir de investimentos em atividades que seja possível obter lucro, é o verdadeiro sentido de pequenas empresas e grandes negócios. A maneira mais barata de se desenvolver uma startup é por meio da internet, além de tornar sua expansão mais fácil e rápida.

Nesse contexto, por volta do ano de 2010, elas apresentaram um crescimento vertiginoso que se propaga até os dias atuais. Quer saber como receber mais orientações para criar sua própria Startup? Fica ligado ao próximo subtema abordado, as Incubadoras e programas de aceleração que foram criados pela Microsoft, até dia 15!

Leave a Reply

Protected by WP Anti Spam