Feito por mulheres, para mulheres.

Vamos celebrar todas as coisas feitas por mulheres!

Ada Lovelace foi a primeira programadora da história, ela foi responsável por construir o primeiro algoritmo para uma máquina analítica e computar a Sequência de Bernoulli. Não é incrível!? O algoritmo construído por Ada foi o primeiro algoritmo a ser processado por um computador. O AdaXP busca incentivar a participação de mais meninas e mulheres para a área de tecnologia e fortalecer a participação de desenvolvedoras no mercado de desenvolvimento de software.

ada is Learning •○•

Tudo começa pelo aprendizado

Lab. MIC ETEPAM
Início: 10 de Julho
Fim: 31 de Julho
Periodo: Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta.
Manhã: 08:00 às 12:00

O AdaXP é um treinamento de Desenvolvimento de Software voltado exclusivamente para o público feminino, a iniciativa tem como intuito motivar a participação de mulheres no âmbito tecnológico e sua aproximação no mercado de programadores que é predominantemente permeado pelo sexo masculino. O curso será realizado pelo MIC ETEPAM na região metropolitana do Recife e contará com um total de 20 alunas de ensino médio e faculdade a partir de 15 anos de idade. Será ministrado por duas ex-alunas do Centro de Inovação, Lhais Rodrigues e Mariana Albuquerque, abordando conceitos da linguagem C# com Xamarin Studio, com início no dia 10/07 e término dia 31/07. Ao final do curso, as participantes publicarão seu primeiro app nas lojas da  Windows e Android. É a vez das mulheres conquistarem seu espaço no universo tecnológico da programação!

Lhaís Rodrigues

Desenvolvedora
Mete a Colher

Mariana Albuquerque

Desenvolvedora
Mete a colher

A ideia surgiu para incentivar a participação de mais mulheres e meninas para a área de desenvolvimento de software. Hoje, o número de mulheres desenvolvedoras são 17% do total de desenvolvedores no Brasil. O número representa menos da metade e percebemos que isso ocorre devido a falta de incentivo das meninas desde a base e falta de motivação durante o caminho da carreira profissional.

ada is Talk •○•

Desafio das mulheres na carreira de TI

Lab. MIC ETEPAM
10/07 às 9h

Num mercado que, atualmente, é permeado pelo gênero masculino, o principal desafio que uma mulher encontra nessa é conquistar espaço e respeito em meio à competitividade. Qual o papel da mulher na área de TI? Como se comportar em meio ao desrespeito e ao preconceito? Como lhe dar com os desafios?

Bárbara Fernandes

Gerente de Projetos

Oficina de Game Thinking

Lab. MIC ETEPAM
24/07 às 9h

Nesta oficina vamos explorar e aprender sobre o conceito de game thinking para criarmos jogos que sejam divertidos e envolventes. Nossas atividades práticas permitirão que você crie, experimente, teste, refaça e se divirta enquanto aprende. Ao fim da oficina, espera-se que você não só seja capaz de compreender sobre o que se trata o game thinking, assim como seja apta a criar experiências de jogo engajadoras.

Tancicleide Gomes

Professora e Mestranda em Ciência da Computação pelo CIn/UFPE

ada is Workshop •○•

Mete a Colher!

MIC ETEPAM
20 de Julho às 10h

O Mete a Colher é uma rede colaborativa formada apenas por mulheres que ajuda outras mulheres que sofrem em relacionamentos abusivos. Nasceu através de um Startup Weekend Women Recife e existe há mais de 1 ano ajudando mulheres e atuando no empreendedorismo social. A palestra busca contar um pouco da experiência de suas empreendedoras do projeto e como é criar uma ideia com propósito e torná-la realidade.

Organização

Parceiros