Engenheira de Software da Avanade visita o adaXP

Palestra de Ellem Gomes tem o foco na superação e na força de vontade: “Conhece-te, aceita-te, supera-te”

21 de julho de 2017
• Escrito por

Hoje, 21 de julho de 2017, o Microsoft Innovation Center ETEPAM, mais precisamente no curso Ada Experience, recebeu a ilustre visita de uma Software Engineer da Avanade. Ela compareceu no objetivo de contribuir mais para a experiência de cada uma das meninas que participam do programa, visando e comentando sobre diversos fatores que acontecem de forma indelicada, na vida profissional de cada mulher na área de Tecnologia da Informação, confira o dinâmica e divertido encontro ministrado por Ellem Gomes para as estudantes.

A engenheira iniciou com a sua principal frase de efeito, que já contribuiu para o maior interesse da cada um na palestra, “Conhece-te, aceita-te, supera-te”, com isso, ela desejou deixar uma lição para cada um dos presentes, que devemos ter acima de tudo foco. Após todos esses detalhes, ela contou os seus desejos quando estudante, a sua vontade de ser Arqueóloga para destrinchar e resolver enigmas, explicou como se tornou técnica em Eletrônica, superando a palavra de uma ex-professora que havia dito que ela não seria capaz, como Trabalho de Conclusão de Curso ela elaborou e admirou amplamente Redes Neurais, o que fez ter todo um interesse e um olhar diferenciado pela tecnologia. Desistindo de fazer Engenharia Elétrica, ela decidiu focar em Ciência da Computação e Gestão da Informação, as suas duas formações.

Ela contou como foi que surgiu a sua experiência em Sharepoint, que é uma plataforma ampla, onde pode encontrar sites, redes sociais, documentos, banco de dados, e entre outras diversas coisas. O seu estudo em Sharepoint foi o que fez com que, no início deste ano, ela fosse convidada a ingressar na Avanade. Ela contou também um pouco da sua experiência na área de suporte, onde ela sofria descriminação profissional por parte de algumas pessoas, justamente e unicamente por ser mulher.

Uma das histórias escolhidas por ela para ressaltar na palestra foi a das mulheres negras da ciência, que contribuíram bastante para que o primeiro homem chegasse até a lua. De matemática a desenvolvedora, essas mulheres viveram uma época totalmente machista, onde mulheres não podiam viver a ciência, e muito menos sendo negras, assim, superando todos os estereótipos daquele período. Ela finalizou contando um pouco das suas dificuldades referente as dúvidas de quem assistia a palestra, mas ressaltando todo o seu foco e sua força de vontade em se superar cada vez mais profissionalmente e pessoalmente.

Nós tivemos a oportunidade de conversar um pouco com ela sobre algumas questões, ela responde que atua na área desde 2004, e teve orgulho em falar como se sente, como mulher, ocupando um cargo que geralmente é ocupado por homens, “Desafiada, empolgada para desvendar esse mundo de tecnologia da informação”. Ela também declarou a sua opinião em relação a iniciativa do programa AdaXP, “Uma iniciativa maravilhosa, o mercado precisa, existem características femininas que a área necessita, é um incentivo”. Ela nos contou também que a maior conquista já proporcionada pela sua atuação foi quando se sentiu reconhecida na equipe, e ela foi a chave do projeto, e falou sobre o que acha do mercado estar ou não preparado para a presença feminina, “Existe o preconceito, mas existem muitas oportunidades que possam incluir a presença feminina no mercado”. Ela explicou como a sua família reagiu à sua escolha profissional, “Apoiaram totalmente, foi tranquilo, encararam de forma aberta”. Indicou qual a ferramenta que a mulher tem como diferencial no mercado, “Conseguir ter empatia, entende melhor o cliente”. E finalizou a nossa conversa dando uma mensagem para as mulheres que desejam atuar na área futuramente, “Não ter medo e coragem de enfrentar todos os desafios”.

Nós do Centro de Inovação da Microsoft ETEPAM agradecemos pela presença de Ellem Gomes, que acrescentou muito na vida profissional de cada estudante do programa, e gostaríamos de ressaltar o nosso orgulho em acompanhar novamente uma de nossas alunas, que já concluiu o Student to Business, sendo um dos melhores projetos apresentados, isso faz com que nós tenhamos o sentimento de dever cumprido, já que muda a vida de algumas pessoas e depois elas possuem a oportunidade de voltar e contar as suas experiências como Ellem! Nós temos certeza absoluta que foi uma manhã com momentos de grande ensinamento, e temos o compromisso de continuar na luta contra o preconceito, e pela inclusão da mulher nas áreas de Tecnologia da Informação.