Engatinhando na criação dos robôs

Acompanhe o andamento do projeto Mais Robótica

14 de setembro de 2017
• Escrito por

Já estamos na segunda semana do projeto Mais Robótica e os alunos já estão aprendendo e conhecendo toda a lógica da programação na robótica. Na primeira semana, os alunos foram apresentados aos robôs Lego “NXT” que têm a finalidade de ensinar robótica e programação de um jeito simples e rápido. Aprenderam como montá-lo e como o mesmo funciona, além de brincar um pouco programando passos simples para entender o seu sistema. Na segunda semana foi-lhes apresentado o programa de computador onde os alunos podem programar funções ainda mais complexas detalhadas ao robô.

É notável o entusiasmo dos alunos com relação ao projeto, visto que é algo novo e interessante poder montar um robô programável. “É mais um aprendizado para mim onde posso aprender e exercer em minha vida profissional, também terei algo a mais a acrescentar no meu currículo. ” disse Miguel Roque, 14, participante do projeto. Perguntado sobre como o projeto lhe ajudará futuramente, ele nos respondeu: “Poderá me ajudar futuramente na minha escolha profissional. Foi no Mais Robótica que despertei o interesse nesta área e é nela que desejo atuar.”.

Além de ensinar, o projeto também diverte e desperta o interesse pelo novo e a vontade de descobrir mais, visto que o robô lhe mostra apenas um pouco do que ele pode fazer, incentivando-o a desvendar todo seu potencial. Diversas coisas podem ser aproveitadas pelos alunos como o trabalho em equipe e a proatividade, além de incentivá-los a querer descobrir mais dessa área que vem crescendo ao longo dos anos: a robótica.