A tecnologia e a educação, como essas temáticas se influenciam entre si.

A educação tem um papel de suma importância na sociedade, mas como a tecnologia contribui para tal feito?

26 de outubro de 2017
• Escrito por

Neste mês da tecnologia, muito conhecimento é transmitido por nosso conteúdo, e como é algo que está presente na vida de muitos estudantes, não poderíamos deixar de fala sobre a influência que a tecnologia tem sobre a educação, o fator gerador de toda a ciência. Vamos ver quais as suas contribuições, quais as ferramentas utilizadas no processo de ensino e os objetos digitais.

Um dos benefícios mais nítidos de ter aulas com professores que utilizam métodos tecnológicos é que o dia a dia na escola pode se tornar muito mais atrativo e prático (Tanto para o estudante, quanto para o professor). E apesar de haver uma certa dificuldade entre alguns docentes para lidar com a tecnologia, as escolas vem agindo para conseguirem se adaptar ao perfil das mais novas gerações.

E além de ser um requisito bastante útil dentro de sala, a tecnologia vem sendo muito influente também fora dela. Através de plataformas digitais voltadas para estudos, como o Moodle, que é um ambiente virtual de aprendizagem utilizado para gerir cursos à distância, aplicativos, como o Gabaritando o ENEM, que traz simulados, resumos e temas de redação dos anos anteriores deste vestibular e ferramentas de produção, como o Word e o PowerPoint, por exemplo, estes métodos vem trazendo uma maior interação entre os professores e os alunos, ajudando na criação de trabalhos, pesquisas, e até mesmo uma maneira de estudar para provas, podendo chegar até o estudo para vestibulares.

O avanço proporcionado pela tecnologia nos últimos anos vem mostrando o quão pode ser estratégico e ágil o uso controlado de meios que podem facilitar a comunicação, a produção e avaliação de seus usuários quando o assunto é educação.

As diversas ferramentas a serem exploradas devem servir como ajuda e estímulo, para aquele que esteja a utilizando se permita desfrutar as possibilidades, de maneira consciente, algumas vezes divertidas e para um fim que faz o seu conhecimento evoluir, que pode ser considerado a base de uma sociedade boa para todos, a educação.

 

Como vocês puderam perceber no decorrer do texto, a tecnologia é uma ferramenta importantíssima para com a educação, já que ela facilita tanto a vida dos estudantes e torna mais fácil o entendimento de quaisquer que seja o conteúdo. Esse modo de usar a mesma como parceira do conhecimento já se torna um fator marcante na nossa geração, fazendo com que a tecnologia nos dias atuais seja indispensável na nossa vida. Fiquem ligados no nosso website para mais informações sobre o mês da Tecnologia e mais publicações e surpresas que ainda vão acontecer.