A atuação da tecnologia nas áreas mais inimagináveis da sociedade.

A maioria está consciente das inovações tecnológicas que se fazem presente em nosso dia a dia, mas a que ponto essa inovação pode chegar?

31 de outubro de 2017
• Escrito por

Muita gente hoje tem a consciência e o acesso às facilidades fornecidas pela tecnologia, ela vem sendo atuante em diversos setores sociais, vindo de itens básicos como a comunicação, chegando até níveis governamentais. Isso faz com que as pessoas se acostumem e acabem não percebendo o quanto a mesma está introduzida nas nossas vidas. E o propósito desta matéria é mostrar a forte influência da tecnologia nas áreas, até então, mais impensadas da sociedade! Vamos conferir?

 

Um dos exemplos mais fortes que podemos ter, é a arte. Hoje os museus mais novos e as exposições mais recentes sempre trazem algum fator tecnológico, onde os recursos mais usados são salas de vídeo, totens de áudio e telas touchscreen, promovendo um melhor de desenvolvimento da obra, e melhor interação com o público. Um exemplo bem acessível para nós, é o Museu Cais do Sertão que fica no bairro do Recife, onde detém esses cursos alinhados com a história do sertão nordestino e o do seu maior representante: Luiz Gonzaga.

Outra área que vem recebendo um bom suporte da tecnologia, é a gastronomia. O mercado da alimentação passa por mudanças graças a criação de sistemas de gestão e produção da comida até a mesa do cliente. Através de aplicativos e redes sociais, os restaurantes conseguem disponibilizar para o cliente não só uma boa publicidade, mas também todo o cardápio necessário para o cliente fazer o pedido, valores nutricionais dos pratos, entre outros fatores específicos que eles podem oferecer. Isso acaba sendo uma via de mão dupla, pois: as chances do cliente ficar satisfeito com o atendimento são bem maiores já que, são processos bem objetivos e a possibilidade de erros no pedido é menor, e auxilia também a empresa por tornar o trabalho mais prático, evitando o desperdício de suprimentos e tempo.

A mobilidade também vem acompanhando este ritmo, e alcançando uma popularização crescente. É muito comum se ouvir falar de aplicativos como o CittaMobi, que possui informações obre diversos ônibus, seus horários e trajetos, também se ouve muito falar sobre o Uber e o 99POP, que oferecem viagens com um atendimento rápido e preço acessível. Mas a ligação entre o transporte e a tecnologia está se mostrando útil para o funcionamento dentro das empresas, aplicativos como o RodoMobi e o CittaSuper foram desenvolvidos diretamente para funcionários de empresas de ônibus com a função de auxiliar nas operações, e fortalecendo os investimentos para as integrações do transporte urbano.

E por fim, neste post que encerra o mês da tecnologia, pode se perceber o quanto a tecnologia é importante em atividades básicas do nosso dia a dia, mesmo que de forma indireta, ela auxilia na nossa locomoção, alimentação e lazer, indo muito além dos exemplos que foram aqui citados e nos fazendo entender porque chamam os tempos atuais de era digital. A tecnologia não se limita apenas a área da informação, ela e todos os avanços que a nós foram proporcionados, vem com o intuito de facilitar e melhorar, adaptando para estes novos recursos cada ato feito pelas pessoas.